Foi lançado nesta sexta-feira (20) o manifesto assinado por professores(as) de cursos de Graduação e de Pós-Graduação em Economia do Rio Grande do Sul destacando a preocupação de que o Estado assegure as condições técnicas necessárias para a elaboração de estatísticas econômicas confiáveis.
O alerta surge no contexto de encerramento das atividades da Fundação de Economia e Estatística (FEE) e de medidas que vêm sendo tomadas em relação ao destino das estatísticas públicas. “As recentes modificações nas estruturas de produção de estatísticas econômicas do Estado geram grande preocupação na comunidade científica, especialmente no que se refere ao risco de comprometimento da continuidade da produção de indicadores relevantes para a economia gaúcha”, aponta o texto.
O documento é assinado por economistas de diferentes orientações ideológicas. No texto constam nomes como Marcelo Portugal, Pedro Dutra Fonseca, Carlos Nelson dos Reis e Carlos Henrique Horn. O manifesto destaca que informações consistentes sobre a economia do Estado são determinantes para o planejamento e desenvolvimento do RS. “É extremamente importante preservar a comparabilidade das séries estatísticas do Estado, bem como sua harmonização com as séries econômicas nacionais, elaboradas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)”.
Confira abaixo o manifesto:
A necessidade de estatísticas públicas confiáveis
Os (as) professores (as) de cursos de Graduação e de Pós-Graduação em Economia do Rio Grande do Sul abaixo assinados vêm a público externar sua preocupação no sentido de que o Estado do Rio Grande do Sul assegure as condições técnicas necessárias para a elaboração de estatísticas econômicas confiáveis. O processo de estimativa de indicadores socioeconômicos, tais como o Produto Interno Bruto (PIB) e o PIB per capita, demanda o trabalho de profissionais habilitados e dedicados exclusivamente para tais atividades, devido às suas complexidade e relevância, bem como à necessidade de cuidadoso manuseio de dados, alguns dos quais sigilosos. As recentes modificações nas estruturas de produção de estatísticas econômicas do Estado geram grande preocupação na comunidade científica, especialmente no que se refere ao risco de comprometimento da continuidade da produção de indicadores relevantes para a economia gaúcha.
A necessidade de assegurar a qualidade de informações relevantes à sociedade exige que tais modificações sejam conduzidas por gestores (as) com o conhecimento técnico necessário, a fim de evitar, prioritariamente, qualquer forma de descontinuidade metodológica. É extremamente importante preservar a comparabilidade das séries estatísticas do Estado, bem como sua harmonização com as séries econômicas nacionais, elaboradas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Somente dessa forma será possível que tais informações possam, correta e efetivamente, subsidiar a tomada de decisão de agentes públicos e privados. Sem informações consistentes sobre a economia do Estado, a sociedade gaúcha não irá superar os desafios postos na atual conjuntura.
Subscrevem este manifesto
Adalmir Antonio Marquetti – PUCRS
Adelar Fochezatto – PUCRS
Alessandro Donadio Miebach – PUCRS
André Moreira Cunha – UFRGS
Angélica Massuquetti – UNISINOS
Augusto Mussi Alvin – PUCRS
Carlos Eduardo Lobo e Silva – PUCRS
Carlos Henrique Horn – UFRGS
Carlos Nelson dos Reis – PUCRS
Cecília Rutkoski Hoff – PUCRS
Edson Talamini – UFRGS
Ely José de Mattos – PUCRS
Fernando Maccari Lara – UNISINOS
Glaison Augusto – UFRGS
Gustavo Inácio Moraes – PUCRS
Henrique Morrone – UFRGS
Izete Pengo Bagolin – PUCRS
Janaína Ruffoni – UNISINOS
José Roberto Iglesias – UNISINOS
Leonardo Xavier da Silva – UFRGS
Luis Roberto Lutkmeier – UNISINOS
Karem Stallbaum – UFRGS
Marcelino de Souza – UFRGS
Marcelo Milan – UFRGS
Marcelo Portugal – UFRGS
Marco Tulio Aniceto França – PUCRS
Marcos Tadeu Lélis – UNISINOS
Maurício Andrade Weiss – UFRGS
Octávio Conceição – UFRGS
Osmar Tomaz de Souza – PUCRS
Paulo D. Waquil – UFRGS
Paulo Roberto Garcia Franz – UNISINOS
Pedro Dutra Fonseca – UFRGS
Paulo Roberto Garcia Franz – UNISINOS
Ricardo Dathein – UFRGS
Rober Iturriet Avila – UFRGS
Ronaldo Herrlein Jr. – UFRGS
Rosa Angela Chiesa – UFRGS
Rumi Regina Kubo – UFRGS
Sabino da Silva Porto Jr. – UFRGS
Tiago Wickstrom Alves – UNISINOS
Tomás Fiori – PUCRS
Vanessa de Souza Batisti – UNISINOS
Victor Hugo Santana – UNISINOS