Abraço à FEE
FEE recebe apoio em dia decisivo para a defesa do patrimônio estatístico do Estado
O casarão histórico da Duque de Caxias, sede da FEE, recebeu um abraço simbólico no dia em que o parlamento gaúcho vota sobre a extinção ou permanência da Fundação. A mobilização envolveu ao redor de 300 pessoas entre funcionários, ex-servidores, ex-presidentes da FEE, servidores de outras fundações e demais cidadãos. O ato ocorreu pouco depois da divulgação da Pesquisa de Emprego e Desemprego da RMPA que a FEE mantém ininterrupta há 25 anos.
O ex-secretário de planejamento do governo Pedro Simon, consultor da ONU e professor da UFRGS, Cláudio Accurso, presente no ato, disse que há confusão entre preço e valor. “Se o governo não valoriza o planejamento, não entende por que manter uma fundação como a FEE, essencial para entender a realidade e fornecer subsídios para superar a crise”. Accurso lembrou que a FEE tem 43 anos, mas seu patrimônio de conhecimento se remonta há um século. “Estamos pondo em risco todo o sistema estatístico do Rio Grande do Sul”, alertou.
Depois do ato, os servidores saíram em caminhada para a Praça da Matriz.
Galeria de Fotos
Repercutiu na mídia
IHU – A eficiência do Estado não começa com o corte, mas com a estratégia. Entrevista especial com Enéas de Souza
Estas fundações, estas autarquias e estas empresas podem também ser indispensáveis porque representam algo decisivo para o Estado, já que formam uma maneira de gerir a realidade do Rio Grande.
Jornal do Comércio – Para FEE, entidade auxilia mais o ajuste aberta do que fechada
Em todo o mundo, órgãos estatísticos possuem autonomia para que os dados sejam críveis. Além disso, os estudos sairiam mais caros para o governo na iniciativa privada e não teriam a credibilidade que a FEE construiu.
Zero Hora – Manutenção da FEE ganha força
De todos os órgãos que o governo propõe extinguir no pacote que tramita na Assembleia, nenhum tem tanto apoio de peso para continuar existindo quanto a Fundação de Economia e Estatística (FEE).
Correio do Povo – Críticas à extinção da FEE
02/12/2016 Correio do Povo Economia | Pág. 9 A importância da Fundação de Economia e Estatística (FEE) para a sociedade gaúcha foi o tema proposto pelo Conselho Regional de Economia no Economia em Pauta. O ex-secretário estadual do Planejamento João Carlos Brum Torres...
Blog do Luciano Guerra – Câmara aprova repúdio pela extinção de fundações propostas pelo Governador Sartori
01/12/2016 Blog do Luciano Guerra O vereador Luciano Guerra (PT) apresentou na tarde desta quinta-feira, 01, uma Moção de Repúdio destinada ao Governo do Estado pelo pacote encaminhado à Assembleia Legislativa que prevê a extinção das Fundações Públicas - o texto foi...
CORECON RS – Brum Torres critica plano de extinção da FEE
Extinguir a FEE é, no mínimo, retirar uma parte significativa da inteligência
em matéria econômica e social de que o Estado tanto precisa”
Jornal do Comércio – Funcionários protestam contra extinção da Fundação Zoobotânica
30/11/2016 Jornal do Comércio Geral | Pág. 21 A importância da Fundação de Economia e Estatística (FEE) para a sociedade gaúcha foi o tema proposto pelo Conselho Regional de Economia no Economia em Pauta. O ex-secretário estadual do Planejamento João Carlos Brum...
Affonso Ritter – A extinção das fundações
O pacote de medidas do governo Sartori encontra fortes resistências à extinção das fundações relacionadas ao conhecimento e inteligência do Estado, com destaque à FEE.
TV Assembleia – Entrevista com Martinho Lazzari
24/11/2016 TV Assembléia RS Martinho Lazzari explica a função da FEE, comenta as expectativas para ano que vem e fala sobre a proposta de extinção da FEE. Repercutiu na...