Nota do CONSUN/UFRGS

O Conselho Universitário da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, reunido no dia 25 de novembro de 2016, manifesta-se contrário às medidas propostas pelo governo do estado do Rio Grande do Sul que visam a extinguir a Fundação Estadual de Planejamento Metropolitano e Regional, a Fundação de Calada e Tecnologia, a Fundação Estadual de Pesquisa Agropecuária, a Fundação Estadual de Produção e Pesquisa em Saúde, a Fundação de Economia e Estatística, a Fundação para o Desenvolvimento de Recursos Humanos, a Fundação Instituto Gaúcho de Tradição e Folclore, a Fundação Zoobotãnica e a Fundação Cultural Piratini e os órgãos de comunicação a ela vinculados. Além dessas fundações, o governo do estado propõe a fusão da Secretaria da Cultura à Secretaria de Turismo, Esporte e Lazer, e a fusão da Secretaria de Obras, Saneamento e Habitação ã Secretaria de Modernização Administrativa e dos Recursos Humanos. Essas extinções e fusões comprometem as áreas de planejamento, tecnologia, gestão, ciência e cultura do estado. Tais medidas, se aprovadas, representam um grave retrocesso nas áreas acima mencionadas, trazendo impactos significativos à sociedade gaúcha.
Porto Alegre, 25 de novembro de 2016.

RUI VICENTE OPPERMANN, Presidente do Conselho Universitário.

Outras instituições que defendem a FEE

UGES em defesa da FEE

NÃO À EXTINÇÃO DA FEE O governador Sartori anunciou no fim de setembro uma série de medidas que segundo ele visa a recuperação econômica do estado. Além de muitas demissões o pacote visa a extinção de várias fundações do estado e privatizações de empresas. Nós...

ler mais

Nota da CEAPE em defesa da FEE

Um grupo de apoiadores da Fundação de Economia e Estatística Siegfried Emanuel Heuser (FEE), patrimônio de toda a comunidade científica e da sociedade gaúcha, criou um documento para recolher assinaturas contra a extinção do órgão, anunciada no pacote de cortes pelo governador José Ivo Sartori.

ler mais

Nota da AFIPEA em defesa da FEE

A multidisciplinaridade e a formação qualificada de pesquisadores, analistas e técnicos garantem a consolidação de pesquisas tradicionais – são 25 indicadores e oito publicações produzidas regularmente, com séries históricas, metodologias e qualidade editorial reconhecidamente consistentes – e a inovação em frentes de trabalho surgidas de novas demandas do Estado. Atualmente, conta com uma equipe multidisciplinar de 36 doutores e 93 mestres pesquisadores.

ler mais

Nota Pública do IAB RS sobre o Pacotão do Governador Sartori

O Governo do Estado do Rio Grande do Sul, liderado pelo Governador Sartori, frente à grave crise financeira do Estado, a qual se arrasta por décadas, anunciou um pacote de medidas denominado “Novo Estado, Novo Futuro”. Anunciadas como propostas de modernização repetem velhas receitas que já se mostraram ineficazes, posto que medidas semelhantes implementadas pelo Governo Antônio Britto, não ajudaram a resolver a situação como foram acompanhadas do maior aumento da dívida pública do Estado em uma única gestão.

ler mais

Compartilhe