Nota do FCE UFRGS
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL FACULDADE DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS
Moção de Apoio à Fundação de Economia e Estatística
É com grande preocupação e manifesta perplexidade que o Conselho da Faculdade de Ciências Econômicas da UFRGS, reunido no dia 23 de novembro de 2016, tratou da possibilidade de extinção de diversas Fundações do Estado do Rio Grande do Sul, especialmente a Fundação de Economia e Estatística (FEE), Em seus 43 anos de existência, a FEE se notabilizou pela capacidade de produzir informações econômicas e sociais de alta qualidade, bem como em transformar tais insumos vitais em análises e proposições normativas capazes de contribuir de forma decisiva com o processo de gestão e de planejamento das ações do estado gaúcho. Dessa forma, tem sido um ator essencial no processo de desenvolvimento do Rio Grande do Sul. As competências adquiridas em sua longa e profícua história não serão transferidas ou substituídas por outras estruturas, públicas ou privadas, de forma automática ou sem que se incorra em prejuízos incalculáveis para a sociedade gaúcha. Ao abdicar dos subsídios mais básicos que os gestores públicos devem dispor para bem .atuar, que são a informação estatística de qualidade e as análises que coloquem o interesse público acima dos interesses particulares, o Estado do Rio Grande do Sul dará um atestado definitivo de que não deseja superar, de fato, os constrangimentos que dificultam seu desenvolvimento socioeconômico. Esperamos que o parlamento gaúcho, por meio do debate democrático, não acolha medida tão danosa ao nosso futuro, preservando, assim, a instituição e suas competências técnicas para a formulação de boas políticas públicas.
Conselho da Faculdade de Ciências Econômicas da UFRGS
André Moreira da Cunha
Diretor pró-tempore da faculdade de Ciências Econômicas da UFRGS
Outras instituições que defendem a FEE
UGES em defesa da FEE
NÃO À EXTINÇÃO DA FEE O governador Sartori anunciou no fim de setembro uma série de medidas que segundo ele visa a recuperação econômica do estado. Além de muitas demissões o pacote visa a extinção de várias fundações do estado e privatizações de empresas. Nós...
ler maisNota do IFCH UFRGS em defesa da FEE
O Conselho do IFCH – UFRGS manifesta sua preocupação com as propostas de extinção de instituições estaduais voltadas à pesquisa, à ciência e tecnologia e à cultura. Particularmente preocupante é a proposta de fechamento da Fundação de Economia e Estatística.
ler maisNota do CERI e DAECA (UFRGS) em defesa da FEE
O DAECA e o CERI – representando o corpo discente da Faculdade de Ciências Econômicas da UFRGS (FCE) – vêm, através desta nota, demonstrar repúdio à proposta anunciada na última segunda-feira (21/11) pelo Governador José Ivo Sartori
ler maisNOTA do COFECON sobre a extinção da FEE
O Conselho Federal de Economia (COFECON) protesta de forma veemente contra o ato do Governo do Estado do Rio Grande do Sul determinando a extinção da Fundação de Economia e Estatística (FEE).
ler maisNota da CEAPE em defesa da FEE
Um grupo de apoiadores da Fundação de Economia e Estatística Siegfried Emanuel Heuser (FEE), patrimônio de toda a comunidade científica e da sociedade gaúcha, criou um documento para recolher assinaturas contra a extinção do órgão, anunciada no pacote de cortes pelo governador José Ivo Sartori.
ler maisNota da AFIPEA em defesa da FEE
A multidisciplinaridade e a formação qualificada de pesquisadores, analistas e técnicos garantem a consolidação de pesquisas tradicionais – são 25 indicadores e oito publicações produzidas regularmente, com séries históricas, metodologias e qualidade editorial reconhecidamente consistentes – e a inovação em frentes de trabalho surgidas de novas demandas do Estado. Atualmente, conta com uma equipe multidisciplinar de 36 doutores e 93 mestres pesquisadores.
ler maisNota de apoio do Instituto de Matemática UFRGS
Com a extinção da FEE o poder público perderá profissionais altamente qualificados, responsáveis por estudos, relatórios, publicações, indicadores e análises estatísticas relevantes para a sociedade gaúcha.
ler maisNota da Sociedade Brasileira de Economia Política (SEP)
O conhecimento construído pela Fundação de Economia e Estatística Siegfried Emanuel Heuser (FEE), patrimônio de toda a comunidade científica e da sociedade gaúcha, corre risco.
ler maisNota Pública do IAB RS sobre o Pacotão do Governador Sartori
O Governo do Estado do Rio Grande do Sul, liderado pelo Governador Sartori, frente à grave crise financeira do Estado, a qual se arrasta por décadas, anunciou um pacote de medidas denominado “Novo Estado, Novo Futuro”. Anunciadas como propostas de modernização repetem velhas receitas que já se mostraram ineficazes, posto que medidas semelhantes implementadas pelo Governo Antônio Britto, não ajudaram a resolver a situação como foram acompanhadas do maior aumento da dívida pública do Estado em uma única gestão.
ler maisNota da UFRGS CAMPUS LITORAL NORTE pela manutenção da FEE
MANIFESTO PELA MANUTENÇÃO DA FUNDAÇÃO DE ECONOMIA E ESTATÍSTICA DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL No dia 21 de novembro último, o Governo do Estado do Rio Grande do Sul divulgou um pacote de medidas de austeridade que será encaminhado para a Assembleia Legislativa...
ler maisNota da ARB frente à extinção das Fundações gaúchas
A Associação Rio-Grandense de Bibliotecários (ARB) apoia os profissionais da Fundação de Economia e Estatística Siegfried Emanuel Heuser (FEE) e considera um ato de grande prejuízo para o Estado a proposta de extinção desta e de outras fundações gaúchas, conforme...
ler maisNota do Sindicato da Indústria Audiovisual contra a extinção da TVE e FEE
NOTA DE REPÚDIO A EXTINÇÃO DA FUNDAÇÃO PIRATINI O Sindicato da Indústria Audiovisual do Rio Grande do Sul - SIAV, vem por meio desta nota pública e direcionada a toda a comunidade gaúcha, repudiar com veemência o anúncio realizado pelo Governo do Estado do Rio Grande...
ler mais